top of page
  • Siga-me no Facebook
  • Siga-me no Instagram

Constelação Familiar

  • Bruna Montechieze Cassemiro
  • 2 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

A Constelação Familiar é uma ferramenta terapêutica criada pelo alemão Bert Hellinger na década de 70. Tem como propósito ajudar o indivíduo a compreender a sua origem e a se liberar de seus receios, carências, traumas, enfermidades, relações problemáticas, entre outras dificuldades que surgem no decorrer da sua vida. Todas estas tensões do presente, têm sua origem real no passado através da repetição de conflitos, comportamentos e acontecimentos de sua história familiar.


O ser humano se encontra imerso em vários sistemas, começando pelo seu próprio corpo. De todos os sistemas (escola, grupo de amigos, trabalho, igreja) que um indivíduo venha a participar durante a vida, o que mais exerce influência é a família, o qual é denominado como sistema de origem. Este, como qualquer organização, tem suas próprias regras que, se não respeitadas, se transformam em um emaranhamento que poderá acarretar consequências para as pessoas envolvidas e futuras gerações.


Para apresentar harmonia e saúde no seu funcionamento, os sistemas humanos, se regem por três leis básicas chamadas de “Ordens do Amor”. A primeira delas é a do “Pertencimento”, a qual menciona que todos os membros de uma família têm o direito de pertencer ao sistema. Se alguém é excluído, outro membro tomará seu lugar, repetindo sua história. A segunda lei é a da “Hierarquia”, esta expõe que quem chega primeiro tem precedência a quem chega depois. É necessário que cada integrante ocupe seu lugar, pois sem ordem, não existe harmonia. A terceira lei é a do “Equilíbrio” ou do “Dar e Receber / Tomar”, que afirma que em qualquer relacionamento, as ações devem ser equilibradas no sentido de dar e receber / tomar. Por exemplo, na relação de pais e filhos, o equilíbrio só é alcançado quando os filhos passam a vida adiante, enquanto que na relação de casal só haverá uma relação saudável se as ações forem equilibradas.


Vivências mal resolvidas, experiências traumáticas e situações difíceis que acontecem durante a história de um sistema se tornam uma oportunidade de ressignificar e ordenar o que aconteceu, readmitindo e reintegrando dessa forma os aspectos até então dissociados.


O sistema familiar tem como único objetivo se manter completo, preservar sua integridade e assegurar a inclusão de todos os membros, para assim permitir sua evolução. A técnica Constelação Familiar é um dos caminhos para alcançar o movimento à uma consciência maior que inclui, integra e reconcilia os diferentes membros da família. Ela auxilia na exploração de sua história e incentiva a olhar com respeito, aceitação e gratidão incondicional, em prol de alcançar a ordem e o equilíbrio do sistema.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


Hellinger, Bert. Ordens do Amor: Um guia para o trabalho com Constelações Familiares. São Paulo,Cultrix, 2003.

Hellinger, Bert. Ordens da Ajuda. Patos de Minas, Atman, 2005.

Schneider, Jakob Robert. A Prática das Constelações Familiares: Bases e Procedimentos. Patos de Minas, Atman, 2007.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 by Ray Klien. Proudly created with Wix.com

bottom of page